quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Equipamentos de Educação Ambiental




Onde está: Vila Nova de Gaia

Para que serve: Parque Biológico serve para preservar a paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e do contraste entre essa paisagem agro-florestal.

Quem Usa: Este parque pode ser utilizado por todas aquelas pessoas que pensam em preservar a natureza.

Curiosidades: O parque biológico de Vila Nova de Gaia tem um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro, e um viveiro que produz anualmente milhares de plantas.


Projectos/Actividades: Não havia qualquer projecto em 1982 nem modelos pré-fixados para o “ equipamento”mas havia objectivos como por exemplo:
- Mostrar a fauna, sem fazer porém um jardim zoológico;
- Preservar e mostrar o património cultural, sem fazer porém um museu ou eco-museu;
- Mostrar a natureza próxima da cidade, sem fazer porém uma reserva natural.

Pegada ecológica.


A pegada ecológica refere-se à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, este conceito de “ Pegada Ecológica” foi criada por William Rees e ainda um escritor canadiano que escreveu um livro Mathis Wackernagel na década de 1990, e permite calcular a área de terreno produtivo necessário para sustentar o nosso estilo de vida, produtos e serviços, sectores industriais e nações.

A Pegada Ecológica é uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir, de uma forma continuada, os bens e serviços que consumimos, e absorver ou eliminar todos os resíduos e poluentes que produzimos.

Componentes da pegada ecológica!!


© Floresta -área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos;
© Área de energia fóssil -área que deveríamos reservar para a absorção do CO2;
© Área urbanizada -área necessária para a construção de edifícios.
© Terra arável -área de terreno agrícola necessária para suprimir as necessidades da população;
© Pastagens - área necessária para criar o gado em condições minimamente razoáveis;


Como diminuir a pegada ecológica?

Podemos reduzir a pegada ecológica utilizando outros tipos de materiais como por exemplo comprar produtos biológicos ou produtos locais sempre que possível, usar a energia de maneira racional, usar transportes públicos ou compartilhar o seu carro com amigos que possam ir par o mesmo sitio que poderá ir, fazer a reciclagem que é muito importante, também pode por começar a reduzir pelo tipo de materiais de construção numa casa, uma redefinição de padrões de consumo e cooperar com as pessoas ao redor. Tudo pode diminuir muito a pegada ecológica basta tentar!

A Quercus


A Quercus é uma Associação Nacional de Conservação da Natureza, é uma ONGA, organização não governamental portuguesa fundada a 31 de Outubro de 1985 na cidade de Braga.
É uma associação portuguesa,
independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
A Associação designa-se Quercus, por serem os
Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação comum em latim é: Quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o país e de que restam, actualmente, apenas relíquias muito degradadas.
Uma das características da Quercus é a sua descentralização. Devido a, existirem Núcleos regionais da Quercus espalhados um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas dos
Açores e da Madeira.
Em 1992, a Associação recebeu o Prémio Global 500 das
Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.
Importante: A Quercus tem também um site com noticias frescas sobre a nossa casa “O Ambiente”, Vamos ver ???

O Dia da conservação da Natureza


O dia da conservação da natureza surge por ocasião dos 50 anos da (Liga de Protecção para a Natureza), no dia 28 de Julho de 1998, o Estado Português instituiu o dia nacional da conservação da natureza. Este dia surge assim com o objectivo de chamar a atenção dos cidadãos para a importância da natureza e para os problemas de conservação existentes.

A população mundial está a aumentar, estimando-se que atinja o seu pico máximo em 2050 (9 mil milhões de pessoas, contra os actuais 6 mil milhões de pessoas). Os recursos naturais têm sido explorados desenfreadamente, resultado das necessidades crescentes da população mundial e da falta de conhecimento das melhores práticas a realizar, tendo em vista a satisfação das necessidades e a minimização de eventuais perturbações da natureza.

A sobre exploração dos recursos naturais, como a água, o solo, a floresta e os oceanos, tem provocado a sua degradação e poluição assim como perturbações significativas ao nível da paisagem, fauna e flora, contribuindo para o ritmo elevado de extinções de espécies que se tem verificado na nossa escala temporal.
Qual a importância da natureza?

A conservação da natureza tem sido reconhecida como fundamental para assegurar a sobrevivência do Homem e para a manutenção dos equilíbrios ecológicos (como a regulação do clima e a protecção do solo contra a erosão), como comprovam as várias convenções internacionais em vigor que visam essa mesma conservação (nomeadamente a Convenção sobre Diversidade Biológica e a Convenção relativa à Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa) e a acção da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos seus recursos), que tem desempenhado um papel fundamental no fomento da conservação da natureza a nível internacional desde 1948, data em que foi criada.


Qual a situação actual?

Os ecossistemas planetários ainda estão pouco estudados. Apenas 13% de aproximadamente 14 milhões de espécies que habitam o planeta estão descritas pelos cientistas. Que potencialidades guardarão esses ecossistemas para usos futuros, nomeadamente em termos medicinais?
Reflictamos os nossos hábitos e modos de vida. Como os poderemos mudar, garantindo a satisfação das nossas necessidades e minimizando eventuais danos sobre o mundo que nos rodeia? O que poderá fazer pela Natureza?

Passados 5 anos da instauração do Dia Nacional da Conservação da Natureza, poucos são os eventos a nível nacional, agendados com o intuito de assinalar este dia e de cumprir os objectivos da sua criação. Louvamos a LPN pela celebração dos seus 55 anos num programa ambicioso, que pretende pôr os participantes em contacto com diferentes “panoramas” naturais. Vá passear pelos parques naturais da sua região. Ouça, cheire e sinta a beleza que a natureza tem!