quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pegada ecológica.


A pegada ecológica refere-se à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, este conceito de “ Pegada Ecológica” foi criada por William Rees e ainda um escritor canadiano que escreveu um livro Mathis Wackernagel na década de 1990, e permite calcular a área de terreno produtivo necessário para sustentar o nosso estilo de vida, produtos e serviços, sectores industriais e nações.

A Pegada Ecológica é uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir, de uma forma continuada, os bens e serviços que consumimos, e absorver ou eliminar todos os resíduos e poluentes que produzimos.

Componentes da pegada ecológica!!


© Floresta -área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos;
© Área de energia fóssil -área que deveríamos reservar para a absorção do CO2;
© Área urbanizada -área necessária para a construção de edifícios.
© Terra arável -área de terreno agrícola necessária para suprimir as necessidades da população;
© Pastagens - área necessária para criar o gado em condições minimamente razoáveis;


Como diminuir a pegada ecológica?

Podemos reduzir a pegada ecológica utilizando outros tipos de materiais como por exemplo comprar produtos biológicos ou produtos locais sempre que possível, usar a energia de maneira racional, usar transportes públicos ou compartilhar o seu carro com amigos que possam ir par o mesmo sitio que poderá ir, fazer a reciclagem que é muito importante, também pode por começar a reduzir pelo tipo de materiais de construção numa casa, uma redefinição de padrões de consumo e cooperar com as pessoas ao redor. Tudo pode diminuir muito a pegada ecológica basta tentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário