quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Dia da conservação da Natureza


O dia da conservação da natureza surge por ocasião dos 50 anos da (Liga de Protecção para a Natureza), no dia 28 de Julho de 1998, o Estado Português instituiu o dia nacional da conservação da natureza. Este dia surge assim com o objectivo de chamar a atenção dos cidadãos para a importância da natureza e para os problemas de conservação existentes.

A população mundial está a aumentar, estimando-se que atinja o seu pico máximo em 2050 (9 mil milhões de pessoas, contra os actuais 6 mil milhões de pessoas). Os recursos naturais têm sido explorados desenfreadamente, resultado das necessidades crescentes da população mundial e da falta de conhecimento das melhores práticas a realizar, tendo em vista a satisfação das necessidades e a minimização de eventuais perturbações da natureza.

A sobre exploração dos recursos naturais, como a água, o solo, a floresta e os oceanos, tem provocado a sua degradação e poluição assim como perturbações significativas ao nível da paisagem, fauna e flora, contribuindo para o ritmo elevado de extinções de espécies que se tem verificado na nossa escala temporal.
Qual a importância da natureza?

A conservação da natureza tem sido reconhecida como fundamental para assegurar a sobrevivência do Homem e para a manutenção dos equilíbrios ecológicos (como a regulação do clima e a protecção do solo contra a erosão), como comprovam as várias convenções internacionais em vigor que visam essa mesma conservação (nomeadamente a Convenção sobre Diversidade Biológica e a Convenção relativa à Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais da Europa) e a acção da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos seus recursos), que tem desempenhado um papel fundamental no fomento da conservação da natureza a nível internacional desde 1948, data em que foi criada.


Qual a situação actual?

Os ecossistemas planetários ainda estão pouco estudados. Apenas 13% de aproximadamente 14 milhões de espécies que habitam o planeta estão descritas pelos cientistas. Que potencialidades guardarão esses ecossistemas para usos futuros, nomeadamente em termos medicinais?
Reflictamos os nossos hábitos e modos de vida. Como os poderemos mudar, garantindo a satisfação das nossas necessidades e minimizando eventuais danos sobre o mundo que nos rodeia? O que poderá fazer pela Natureza?

Passados 5 anos da instauração do Dia Nacional da Conservação da Natureza, poucos são os eventos a nível nacional, agendados com o intuito de assinalar este dia e de cumprir os objectivos da sua criação. Louvamos a LPN pela celebração dos seus 55 anos num programa ambicioso, que pretende pôr os participantes em contacto com diferentes “panoramas” naturais. Vá passear pelos parques naturais da sua região. Ouça, cheire e sinta a beleza que a natureza tem!


Sem comentários:

Enviar um comentário