quarta-feira, 3 de junho de 2009

Parâmetros da água:


Cor:

A cor está relacionada com a capacidade de absorção de radiações do espectro visível e pode ser medida com um padrão de cor, é influenciada pela turvação, pelo que as partículas em suspensão devem ser eliminadas antes dessa medição.
Na maioria dos casos a cor cinzenta e preta deve-se á formação de sulfuretos metálicos, devido á formação de sulfuretos em condições anaeróbias que reagem com os iões metálicos dissolvidos no efluente.
A cor determina-se através da comparação de soluções bem conhecidas de platina-cobalto ou com discos de vidro corados calibrados com as mesma soluções.


Sabor e maus cheiros:

O sabor e o cheiro surgem naturalmente, particularmente em fontes de água superficiais durante o Verão. Os compostos orgânicos que causam cheiro e sabor são removidos pelo tratamento de água (carbono activado ou ozono).
O sabor determina-se com os painéis provadores.


Turvação:

É um fenómeno óptico originado por absorção e dispersão da luz nas partículas suspensas na água. A turvação pode exprimir-se em graus de sílica.
A turvação determina-se por comparação com uma mistura química de referência que produz uma refracção da luz convertível em NTU ( unidades nefelométricas de turvação ).


pH:

O pH é controlador de muitas reacções da natureza biológica e controla a actividade metabólica dos organismos aquáticos.
Este parâmetro determina-se a partir do papel indicador, medidor de pH e ainda pelo sensor de pH.


Alcalinidade e acidez:

A alcalinidade é a capacidade que um efluente tem para neutralizar um ácido forte ( HCl- Ácido Clorídrico).
Determina-se por volumetria de neutralização e tem extrema importância, pois estão sempre envolvidas operações de coagulação.

A acidez A acidez de uma água corresponde à presença de anidrido carbónico livre, de ácidos minerais e de sais de ácidos fortes e de bases fracas. Considera‑se, no en­tanto, como se a acidez fosse unicamente devida à presença de ácido carbónico.
A determinação da acidez faz‑se por volumetria ácido‑base, usando como solução titulante solução de NaOH 0,02 mol /dm3.

Condutividade:

A condutividade de uma água é uma medida da sua capacidade para conduzir a corrente eléctrica. Também esta relacionada com a concentração total de substâncias ionizadas na água, e depende da temperatura á qual a medição é feita.
Na determinação da condutividade é necessária uma célula condutimétrica ligada a uma ponte de Wheatstone.
A célula condutimétrica é constituída por duas lâminas quadradas de platina de 1 cm de lado, colocada em paralelo e á distância de 1 cm uma da outra dentro de um tubo de vidro.

Oxigénio dissolvido:

O oxigénio dissolvido é o melhor indicador para verificar o grau de poluição ou seja a quantidade de matéria orgânica contida na água.
O oxigénio dissolvido tem 2 métodos de determinação da sua quantidade é o método de Winkler em que o oxigénio reage com o sulfato de manganês II, e o método de eléctrodos de membranas em que o oxigénio é determinado através de um eléctrodo com uma membrana permeável ao oxigénio dissolvido.


Dureza:

A dureza é considerada na água como que requer uma grande quantidade de sabões para produzir espuma, ou seja são catiões polivalentes que são capazes de reagir com os sabões precipitando-os.
A dureza tem dois métodos de determinação que são os seguintes: por calculo de concentrações dos catiões e por titulação complexometria com ácido Etilenodiaminotetracético (EDTA).


Cloretos:

Os cloretos são elementos que aceleram os processos de corrosão em tubulações de aço e de alumínio, podendo alterar o sabor, podem originar de instruções de águas salgadas, excreção de cloreto pela urina, poluição por esgotos e efluentes industriais entre outros.
São determinados a partir do método mohr e ainda pelo método de nitrato de mercúrio.

Oxidabilidade (índice de permanganato):

É uma medida de contaminação convencional de uma amostra de água por matérias orgânicas e inorgânicas oxidáveis, ou seja define-se como a concentração mássica de oxigénio. Para esses efeitos podem-se determinar a carência química de oxigénio, a carência bioquímica de oxigénio ou o carbono orgânico total.

Sem comentários:

Enviar um comentário