domingo, 27 de dezembro de 2009


O Protocolo de Quioto é um acordo internacional ratificado por 156 países que impõe reduções nas emissões de seis principais gases que fazem aumentar o Efeito de Estufa. Foi redigido na Terceira Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Dezembro de 1997, em Quioto, no Japão. Mas só entrou em vigor em Fevereiro de 2005, após a ratificação da Rússia.


Conferência de Copenhaga sobre alterações climáticas:

Para onde vai Quioto………

..........Copenhaga

Em 1997, o Protocolo de Quioto trazia esperanças. Os países industrializados comprometiam-se a reduzir as respectivas emissões de CO2 em cinco por cento, relativamente aos valores de 1990 e até 2012. Sete anos mais tarde, o acordo não está em vigor por falta de assinatura dos mais poluentes a China e os Estados Unidos.

Depois de tantas conferências, decorreu a 1 de Dezembro de 2008 a 14ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que teve lugar em Poznan, na Polónia. Esta conferência serviu para fazer um balanço de Quioto, onde ocorreu muitas negociações mas de pouco adiantou, não se atingiu praticamente nada. A grande parte desta conferência serviu para decidir uma agenda / plano de trabalhos, carregada de reuniões durante o próximo ano a começar em Março por dois grupos de trabalho importantes. O primeiro, o grupo de trabalho ad-hoc criado em Bali sobre as acções de cooperação de longo prazo, que trabalha na prática sobre o conteúdo do esperado futuro acordo de Copenhaga, e que envolve todos os países que têm participação na Convenção. O segundo, o grupo de trabalho ad-hoc sobre o Protocolo de Quioto, que inclui o estabelecimento de compromissos de redução de emissões para o total dos países desenvolvidos e para cada um em particular, para o período 2013-2020, e que envolve apenas os países que ratificaram o Protocolo de Quioto. Se fosse cumprido este protocolo, a temperatura global deveria reduzir-se entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100. No entanto, alguns países não foram capazes de respeitar os limites e as medidas preconizadas, na altura, parecem já não serem suficientes para travar as alterações climáticas. Mas é preciso acreditar num acordo para Copenhaga, mas a este ritmo e com o entusiasmo desta conferência, Dezembro de 2009 está a ficar demasiado próximo.

Por fim chegamos à 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP15) em Copenhaga, Dinamarca. Teve início no dia 7 de Dezembro e finalizou no dia 18 de Dezembro. Os países de todo o mundo terão de acordar numa nova meta de redução de gases de efeito de estufa que continue e supere o trabalho começado pelo Protocolo de Quioto, mas parece que não valeu de nada.


Fontes:

http://copenhaga.blogs.sapo.pt/

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1431828&seccao=Europa


Sem comentários:

Enviar um comentário